A APM Terminals, emresa de operação portuária do Grupo Maersk, anunciou estar já preparada para fornecer serviços de pesagem de contentores em 29 dos seus terminais espalhados um pouco por todo o mundo, de forma a garantir aos respectivos agentes marítimos o cumprimento do regulamnto VGM (Verified Gross Mass) da Conenção SOLAS, em vigor a partir de Julho próximo.
Como se sabe, o novo regulamente impõe a verificação do peso de todos os contentores antes do seu embarque, dispondo-se assim a APM terminals a providenciar os respectivos equipamentos necessários a tal procedimento nos portos que opera na Alemanha, Brasil, Congo, Dinamarca, Eipto, França e Malásia.
Em simultâneo, a APM terminals afirma estar também a tratar com todos os regulares nacionais de modo a garntir a perfeita compabilidade do sistema a implantar em cada caso com as respectivas regras nacionais.
Em termos genéricos, o que a APM Terminals pretende fazer é proporcionar a possibilidade de serem recebidos em todos esses terminais os respectivos certificados VGM por via EDI para planeamento de carregamento dos respectivos contentores
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística