Entre Abril e Novembro deste ano, os principais portos indianos registaram um crescimento 3,46% acima do registado em igual período de 2016, referiu o World Maritime News. Neste período, estes portos movimentaram 439,66 milhões de toneladas de mercadoria, contra 424,96 milhões de toneladas no período homólogo do ano anterior.
Nove portos – Kolkata, Paradip, Visakhapatnam, Chennai, Cochin, New Mangalore, Mumbai, Jawaharlal Nehru Port Trust (JNPT) e Kandla – tiveram um crescimento positivo, com destaque para o porto de Cochin (+17.93%), seguido do portos de Paradip (+13.13%), Kolkata (+12.64%), New Mangalore (+7.07%) e JNPT (+5.69%).
No mesmo período, foi no porto de Kandla que se verificou o maior tráfego de mercadoria (72,03 milhões de toneladas), seguido dos portos de Paradip (64,97 milhões de toneladas), JNPT (43,26 milhões de toneladas), Mumbai (42,33 milhões de toneladas) e Visakhapatnam (40,95 milhões de toneladas). Juntos, estes portos movimentaram cerca de 60% da mercadoria movimentada nis principais portos do país.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística