Seminário reuniu presidentes da maioria dos principais portos nacionais

A principal prioridade do porto de Lisboa é «recuperar da crise laboral de 2012», que gerou perda de clientes, afirmou hoje a Directora da Área de Terminais Portuários do Porto de Lisboa durante o seminário sobre “A Competitividade dos Portos Nacionais”, promovido pelo Jornal da Economia do Mar, com o apoio da Câmara de Comércio Luso-Belgo-Luxemburguesa, Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) e Montepio, em Lisboa. Durante o encontro, aquela responsável foi confrontada com críticas à construção de um novo terminal de contentores no Barreiro por parte da audiência.

Igualmente presente, João Franco, presidente da APS, destacou que «o porto de Sines não compete com os outros portos nacionais, mas sim com os portos espanhóis, como o de Algeciras e o de Valência» e com um exterior à Europa, «que é o de Tânger Med». Outro orador, Emílio Brogueira Dias, presidente do Conselho de Administração dos Portos de Leixões, Douro e Viana do Castelo, manifestou a sua estranheza pela defesa da redução dos prazos das concessões portuárias que é feita no recente relatório da Autoridade da Concorrência sobre a concorrência nos portos nacionais.

Por seu lado, João Braga da Cruz, presidente do Conselho de Administração dos Portos de Aveiro e Figueira da Foz, salientou a relação do porto de Aveiro cos os seus grandes clientes, como a Portucel, a Cimpor, empresas de aço e o complexo de Estarreja. Victor Caldeirinha, presidente do Conselho de Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, destacou o papel do porto de Setúbal na exportação e abordou a questão do hinterland como factor de desenvolvimento dos portos.

O evento contou também com as intervenções de Isabel Moura Ramos, da Agência Portuguesa de Short Sea Shipping, Luís Cacho, da Associação de Portos de Língua Oficial Portuguesa, Michel Cigrang, do CLdN Group, e Jorge Antunes, da Tecnoveritas.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill