A Turquia reabriu ontem o Estreito do Bósforo depois de encerrado Sexta-feira passado na sequência do que foi classificado como uma tentativa de Golpe-de-Estado militar.

A Autoridade Marítima da Turquia já reabriu o Estreito do Bósforo em Istambul, depois de o ter encerrado Sexta-feira passado na sequência do que o Governo de Ancara classificou como uma tentativa miliar de Golpe-de-Estado.

Como se sabe, o Estreito do Bósforo é um dos principais pontos de trânsito marítimo do mundo, designados na gíria como chokepoints, especialmente no que respeita ao abastecimento de petróleo com origem na Rússia e Mar Cáspio e países como o Azerbaijão e o Cazaquistão.

Calcula-se mesmo que, em termos de abastecimento mundial, o volume de petróleo em trânsito pelo Estreito do Bósforo, atinja cerca de 3% do volume global, razão porque é também considerado tão crítico de tão elevado valor estratégico.

O curto período de tempo em que esteve encerrado, acabou no entanto por não afectar o regular trânsito dos navios de abastecimento, salvo uma breve demora de alguns navios, cerca de dez, que tiveram de deitar âncora durante algumas horas ao largo de Istambul, nem afectaram, muito menos, o regular fornecimento dos terminais Turcos, via pipelines, como o caso dos pipelines da BP do Azerbaijão para os seus terminais na Turquia via Geórgia.

Pelo Estreito do Bósforo, calcula-se que transitem anualmente cerca de 48 00 navios.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill