O Vietname pediu ao Japão o fornecimento de navios para reforçar a sua Guarda-Costeira tendo em vista a defesa dos seus direitos.

Durante a visita do Ministro dos Negócios Estrangeiros Japonês, Fumio Kishida, ao Vietname, na audiência como o Primeiro-Ministro Vietnamita, Nguyen Xuan Phuc, e o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Pham Binh Minh, foi pedido ao Japão o fornecimento de navios para reforçar a Guarda-Costeira do Vietname, embora exactamente o tipo de navios e o respectivo número, ainda não estejam completamente determinados.

Devido às preocupações geoestratégicas em relação e à atitude e pretensões de Xangai no Mar do Sul da China, o Vietname tem vindo a reequipar a sua Marinha, tendo adquirido ainda recentemente seis submarinos da Classe Kilo à Rússia.

Embora, oficialmente, as autoridades vietnamitas afirmem que o pedido nada tem a ver com as questões relacionadas com o Mar do Sul da China, os analistas internacionais não deixam de interligar ambas as situações uma vez Xangai reclamar para si a jurisdição sobre a quase totalidade desse espaço marítimo, estando, nessa circunstância, em clara disputa com os seus vizinhos do Brunei, Filipinas, Formosa, Malásia e Vietname que têm igualmente as suas reivindicações sobre partes dessa mesma área.

Sendo a Rússia e a Índia os tradicionais aliados de Hanói no fornecimento de armamento, treino militar e serviços de informações, tem havido igualmente uma aproximação crescente aos Estados Unidos e, por extensão, aos seus aliados, desde o Japão à Austrália, passando pelas Filipinas, a Europa e Israel.

Por outro lado, embora o Japão não tenha qualquer reivindicação territorial na área, a sua preocupação não tem deixado de se manifestar em relação a um crescente poderio naval chinês numa região por onde transita o grosso do comércio externo nipónico.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill