Estados Unidos conduzem exercício IMCMEX no Médio Oriente envolvendo marinhas de cerca de 30 diferentes nações de 6 diferentes continentes.

Os Estados Unidos lideram mais importante exercício marítimo mundial no que respeita à de guerra anti-minas, o IMCMEX, International Mine Countermeasures Exercise, a decorrer, até ao próximo dia 26, no Médio Oriente, contando com cerca de 30 nações envolvidas de 6 diferentes continentes.

Entre outras preocupações, o exercício serve para preparar as forças marítimas para fazer face a possíveis operações terroristas em áreas de risco ou de maior vulnerabilidade como o Estreito de Ormuz, Estreito de Bab el Mandeb e ou Canal do Suez.

Tendo o actual exercício uma especial preocupação, além da guerra anti-minas, com a protecção de infra-estruturas e a segurança do transporte marítimo comercial no Mar da Arábia, Mar Vermelho, Golfo Pérsico e Golfo de Oman, tem também como finalidade criar doutrina, procedimentos e uma mais alargada copperação operacional e na troca de informações de modo a tornar toda essa região cada vez mais segura.

Em simultâneo, o exercício serve igualmente para teste de novas tecnologias, desde sistemas submarinos autónomos, novas armas de laser e até a capacidade operacional do novo navio rápido de projecção de forças, o USNS Choctaw County.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill