Nas celebrações do Dia da Marinha, ocorrido ontem em São Petersburgo, Vladimir Putin anunciou um reforço de 26 navios à esquadra até ao final de 2018.

No Dia da Marinha da Federação Russa, celebrado ontem em São Petersburgo, foi marcado por um desfile envolvendo 40 navios de guerra, 38 aviões e 4 000 militares e o anúncio feito pelo próprio Presidente, Vladimir Putin, de um reforço de 26 navios para esquadra até final de 2018.

Dos 26 novos navios, oito, entre os quais quatro navios de superfície, uma embarcação antiterrorismo e três navios logísticos, já entraram, porém, efectivamente ao serviço da Marinha este ano.

A nova fragata furtiva Almirante Gorshkov, bem como o navio anfíbio Ivan Gren, a corveta Boiky e o caça-minas Alexander Obukhov, foram alguns dos elementos a fazerem parte do desfile, assim como navios das Frotas do Báltico, do Mar do Negro e do Mar Cáspio, entre os quais a fragata Almirante Makarov, a corveta SoobrazitelnyI, o submarino diesel-eléctrico Dmitrov e a navio anfíbio Minsk.

Para além das celebrações em São Petersburgo, o Dia da Marinha foi igualmente assinalado com desfiles em Vladivostok, bem como ao largo do porto Sírio de Tartous, cujo desfile contou também o submarino diesel-eléctrico Kolpino.

A Armada Russa foi fundada em 1696 pelo Imperador Pedro o Grande.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill