Pulseiras electrónicas conectadas a smartphones orientadas para o mercado da náutica de recreio
Sea Tag

A Orey Técnica Naval lançou em Portugal as pulseiras Sea Tags, um sistema inovador de alarme desenvolvido especialmente para o mercado das embarcações de recreio que funciona através de uma ligação aos smartphones. Fabricado em França, chega agora ao mercado nacional através da empresa portuguesa, que aqui distribui o produto.

Graças a uma aplicação gratuita e com recurso às tecnologias Bluetooth e GPS, este equipamento permite transmitir continuamente um sinal monitorizado por um ou mais smartphones e assim alertar uma tripulação em caso de queda de alguém ao mar.

Como explica a empresa, no caso de homem ao mar, se o sinistrado estiver a utilizar a pulseira, o mecanismo emitirá um sinal que só é interrompido se estiver submerso (a partir dos 10 centímetros de profundidade, independentemente da distância aos smartphones) ou já muito distante da embarcação (a partir de 100 metros).

Nesse caso, os smartphones dotados da aplicação accionarão um alarme e registarão “a posição GPS no momento do incidente”. O dispositivo pode funcionar “mediante duas funcionalidades”, refere a empresa: Crew Mode e Solo Mode.

A funcionalidade Crew Mode dispensa a cobertura de rede no smartphone (GSM) “mas é imprescindível que o Bluetooth esteja ligado”, refere a empresa, acrescentando que neste caso, “é possível monitorizar toda a tripulação conectando as pulseiras a todos os smartphones existentes a bordo”. A aplicação Sea-Tags “exibe a posição do homem ao mar, a posição em tempo real do barco e fornece actualizações em tempo real da distância para recuperar o náufrago no local onde decorreu o incidente”, esclarece a empresa.

“Já a funcionalidade Solo Mode necessita obrigatoriamente de cobertura de rede no smartphone (GSM), refere a empresa. No caso de homem ao mar, “o smartphone (deixado a bordo) irá enviar uma mensagem de texto (SMS) com a posição e hora da ocorrência a um contacto em terra”, permitindo a este “contactar de imediato as autoridades e comunicar a última posição GPS conhecida, facilitando assim o resgate do náufrago”, nota a empresa.

As Sea Tags venceram o prémio ‘Dame Design Awards 2016’ no METS TRADE (Feira Internacional de Equipamentos Marítimos), na categoria de Lifesaving and Safety Equipment. Lançadas no final do ano passado em França, estarão disponíveis a partir de Maio em Portugal, por 100 euros, “em lojas de artigos náuticos físicas e online”, esclareceu a empresa.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill