A Gazprom e a Mitsui & Co. (Mitsui) assinaram recentemente um Memorando de Entendimento (MoU, abreviatura da sigla em inglês) que reflecte a intenção de ambas as partes em cooperarem no abastecimento de navios com gás natural liquefeito (GNL) nas zonas do Extremo Oriente russo e na região de Ásia-Pacífico.
As duas empresas já colaboraram no projecto Sakhalin II, de exploração de campos de gás offshore ao largo da Ilha Sacalina, no Extremo Oriente russo, no âmbito do qual a Rússia dispõe desde 2009 da sua única central de GNL em funcionamento. Em 2015, a central produziu 10,8 milhões de toneladas de LNG, excedendo em 1,2 milhões de toneladas a capacidade prevista.
Recorde-se que este projecto é desenvolvido pela Sakhalin Energy Investment Company Ltd. (Sakhalin Energy), detida pela Gazprom Sakhalin Holdings B.V. (50% mais uma acção), Shell Sakhalin Holdings B.V. (27,5% menos uma acção), Mitsui Sakhalin Holdings B.V. (12,5%) e Diamond Gas Sakhalin B.V. (subsidiária da Mitsubishi Corporation, 10%).
- Mineração: importa saber o que temos e o modelo de concessões que queremos
- Nord Stream 2, energia e os dramas estratégicos da Europa
- O futuro da mineração em mar profundo
- Do Potencial das Energias Oceânicas em Portugal
- Projecto SE@PORTS apresentado amanhã em Leixões
- Impacto da mineração em mar profundo pode prolongar-se por décadas
- Agência de inovação britânica financia projecto de sistema autónomo para eólicas offshore
- Governo holandês apoia pesquisa sobre uso do metanol nos navios