Estudo refere que a maioria da poluição vem de oito rios da Ásia e dois de África.
Our Ocean

90% dos plásticos que terminam nos oceanos vêm de 10 rios da Ásia e de África. A estimativa é avançada num estudo recente da Helmholtz Centre for Environmental Research. Em concreto, vêm dos rios Yangtzé, Indo, Amarelo, Hai, Ganges, Pearl, Amur, Mekong, e de dois em África, o Nilo e o Níger.

A quantidade de plástico é maior nos rios mais largos do que nos mais pequenos. “Pudemos demonstrar que há uma correlação definida a esse respeito”, referiu Christian Schmidt, um dos autores do estudo. “Quanto mais lixo há numa área de captação que não é descartada adequadamente, mais o plástico acaba no rio e segue a rota para o mar”, conclui.

Os rios analisados como os mais poluentes tinham em comum uma grande poluição geral à sua volta e pouca preocupação com as políticas de sustentabilidade nos países envolventes. Um dos rios mais poluídos – o Yangtzé, na China – é um dos mais importantes ecologicamente, sendo que é casa de 500 milhões de pessoas (mais de um terço da população da China).



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill