A empresa israelita ZIM Integrated Services Ltd. foi a mais fiável no transporte marítimo no segundo trimestre deste ano, logo seguida da japonesa Mitsui O.S.K. Lines (MOL) e da alemã Hamburg Süd Group, segundo um relatório de desempenho realizado pela consultora SeaIntel Maritime Analysis, refere o World Maritime News.
De acordo com o jornal, citando o relatório, a ZIM registou um desempenho de 87,8% ao nível do cumprimento dos calendários (tempos de viagem), enquanto a MOL e a Hamburg Sud registaram desempenhos de 87,3% e 87,1%, respectivamente. Em termos globais, a taxa de cumprimento de calendários passou de 78,7% no segundo trimestre de 2015 para 85% no período homólogo de 2016.
As 20 principais empresas de transporte marítimo registaram todas melhorias neste aspecto durante este período. Os melhores registos foram o da Hyundai Merchant Marine (HMM) (subida de 8,1%, para 85%) e o da APL (subida de 7,6% para 85,8%), entre o segundo trimestre de 2015 e o segundo trimestre deste ano.
O relatório também refere que na rota entre a Ásia e a costa ocidental dos Estados Unidos o desempenho relativamente aos tempos de viagem revelou uma melhoria de 12,1% face ao trimestre anterior e de 21,4% face ao período homólogo de 2015. Na rota entre a Ásia e a costa leste o desempenho melhorou 11,1% entre o primeiro e o segundo trimestre deste ano e 7,7% entre o segundo trimestre de 2015 e o período homólogo de 2016.
A fiabilidade dos desempenhos na rota entre a Ásia e o Norte da Europa por seu lado, atingiu os 81,8% no segundo trimestre deste ano, enquanto a da rota Ásia-Mediterrâneo foi de 85.9% no mesmo período.
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística
- Prio lança biocombustível para transporte marítimo