Nos próximos dias 23 e 24 de Julho, na Meia Praia, em Lagos, a Câmara Municipal de Lagos (CML) e a Lufinha Sports organizam a primeira edição da Water Kings Portugal, uma prova de resistência de 12 horas que combina quatro desportos náuticos: kitesurf, windsurf, stand up paddle e vela ligeira (embarcações para um elemento).
O objectivo da prova é realizar o maior número de voltas (pelo menos três) em redor de um circuito entre duas bóias, totalizando seis quilómetros, dentro de água, ao longo de um período máximo de 12 horas. Durante a prova, que pode decorrer durante dia e noite, os participantes podem escolher a cada momento a modalidade desportiva em que querem prosseguir, e não podem aproximar-se menos do que 100 metros de terra, excepto nas transições.
As três primeiras equipas a concluir a prova receberão um prize money de 1.000 euros (1º classificado), 700 euros (2º classificado) ou 500 euros (3º classificado). Entre todos os participantes não desclassificados será ainda sorteado um prémio Lucky WaterKings no valor de 300 euros.
A prova está aberta a todos os candidatos a partir dos 18 anos de idade. Podem ainda participar jovens a partir dos 13 anos, desde que com autorização dos encarregados de educação. O limite de inscrições é de 70 praticantes, a repartir por 17 equipas.
Para a presidente da CML, Maria Joaquina Baptista Quintans de Matos, este desafio “concorre para a afirmação de uma estratégia global de ligação da autarquia com os assuntos do mar, seja na componente económica, social e cultural, que de certo modo esta prova representa”.
Já Francisco Lufinha (da Lufinha Sports), recordista mundial da maior viagem de kitesurf sem paragens, considera que “sendo esta a primeira edição de uma prova pioneira no mundo, a interacção entre a organização e os participantes é essencial e até agora tem sido um sucesso”.
- Neptune Devotion investe 3 milhões em novo estaleiro no Porto de Aveiro
- Boatcenter: para uma mais democrática e intensiva fruição do mar
- Lindley: êxito na internacionalização não depende apenas de bons produtos
- Renato Conde e a ciência de um Português na Taça América
- O renascimento da construção marítimo-turística em Portugal
- Não basta esperar, é preciso também saber fazer regressar os turistas a Portugal
- Náutica de Recreio: do grande potencial económico às razões do paradoxal desastre actual
- Discoveries Race 2019