Water Kings Portugal: 4 desportos náuticos em 12 horas consecutivas
WaterKings

Nos próximos dias 23 e 24 de Julho, na Meia Praia, em Lagos, a Câmara Municipal de Lagos (CML) e a Lufinha Sports organizam a primeira edição da Water Kings Portugal, uma prova de resistência de 12 horas que combina quatro desportos náuticos: kitesurf, windsurf, stand up paddle e vela ligeira (embarcações para um elemento).

O objectivo da prova é realizar o maior número de voltas (pelo menos três) em redor de um circuito entre duas bóias, totalizando seis quilómetros, dentro de água, ao longo de um período máximo de 12 horas. Durante a prova, que pode decorrer durante dia e noite, os participantes podem escolher a cada momento a modalidade desportiva em que querem prosseguir, e não podem aproximar-se menos do que 100 metros de terra, excepto nas transições.

As três primeiras equipas a concluir a prova receberão um prize money de 1.000 euros (1º classificado), 700 euros (2º classificado) ou 500 euros (3º classificado). Entre todos os participantes não desclassificados será ainda sorteado um prémio Lucky WaterKings no valor de 300 euros.

A prova está aberta a todos os candidatos a partir dos 18 anos de idade. Podem ainda participar jovens a partir dos 13 anos, desde que com autorização dos encarregados de educação. O limite de inscrições é de 70 praticantes, a repartir por 17 equipas.

Para a presidente da CML, Maria Joaquina Baptista Quintans de Matos, este desafio “concorre para a afirmação de uma estratégia global de ligação da autarquia com os assuntos do mar, seja na componente económica, social e cultural, que de certo modo esta prova representa”.

Já Francisco Lufinha (da Lufinha Sports), recordista mundial da maior viagem de kitesurf sem paragens, considera que “sendo esta a primeira edição de uma prova pioneira no mundo, a interacção entre a organização e os participantes é essencial e até agora tem sido um sucesso”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill