O Governo aprovou ontem investimentos no valor de 8,5 milhões de euros para melhorar acessos e requalificação de espaços nas ilhas-barreira da Ria Formosa. Segundo o Ministério do Ambiente, o investimento servirá para construir “uma nova ponte de acesso à Praia de Faro, um cais de passageiros em Tavira” e requalificar a Ilha da Culatra, a praia do Ancão e a Avenida 5 de Outubro, em Olhão.
O novo acesso à Praia de Faro visa melhorar a mobilidade e criar uma “solução mista de circulação para automóveis, peões e bicicletas”, refere o Ministério do Ambiente. Já em Tavira, o objectivo é substituir “o actual cais de acostagem por outro, em betão armado, com as necessárias condições operacionais e de segurança”, refere o Governo.
Na Ilha da Culatra, a requalificação envolverá “medidas de recuperação do núcleo piscatório com a reabilitação das zonas degradadas promovendo a qualidade de vida da população residente”, refere o Ministério do Ambiente, destacando “a criação de um parque de lazer e de uma doca seca, a valorização do largo igreja e a integração da zona adjacente ao cais de acostagem e interligação desta com núcleo habitacional”. O Governo espera um financiamento de 850 mil euros proveniente da União Europeia para apoiar esta intervenção.
Na Praia do Ancão, a intervenção destina-se a “garantir a segurança e o conforto na utilização do espaço público”, bem como a “proteger e recuperar o sistema dunar, disciplinando a circulação e estacionamento automóvel”, refere o Governo.
- Ainda o dilema da Mineração em Mar Profundo
- Para salvar os oceanos e os cetáceos temos de actuar já
- Para Celebrar o Dia da Terra _ e do Mar também…
- Bandeira Azul não se aplica apenas às praias mas também a Marinas e Marítimo-Turística
- Os quatro anos da Fundação Oceano Azul e a importância das AMP
- 14 Municípios já aceitaram competências para gerir praias
- Nem só de plásticos morrem os animais marinhos
- Foram resgatadas três baterias poluentes perto da Ilha de Culatra