Navio vai produzir gás natural offshore
PFLNG SATU

No passado dia 14 Maio, o PFLNG SATU, o primeiro navio produtor de gás natural liquefeito (GNL) arrancou para a sua primeira viagem, que assinala o termo da sua construção no estaleiro da Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering’s (DSME) de Okpo, na Coreia do Sul, refere o World Maritime News.

Segundo se refere, o navio está preparado para todo o processo de produção, incluindo a extracção, liquefacção, refinamento, armazenamento e descarga. Tem 365 metros de comprimento, 60 de largura e um casco com capacidade para armazenar cerca de 180 mil metros cúbicos de GNL.

O navio é propriedade da Malaysian oil and gas company Petroliam Nasional Berhad (PETRONAS) e deverá participar na exploração de remotos campos de gás offshore da Malásia que a empresa leva a cabo. Segundo o jornal, deverá chegar a um campo de gás situado a noroeste da Malásia, Kanowit, nas águas de Sarawak, onde será fundeado.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill