A CMA CGM lançou o AQUAVIVA, uma nova geração de contentores que permite o transporte seguro de lagostas vivas na água em que são capturadas, em condições semelhantes às do seu habitat natural.
A inovação resulta da utilização de uma tecnologia inédita desenvolvida pela EMYG Environment & Aquaculture, designada INNOPURE®, e da experiência da CMA CGM em transporte contentorizado frigorífico.
Até aqui, as lagostas eram transportadas congeladas ou vivas, em gelo, por avião. Graças a esta tecnologia, passam a poder ser transportadas vivas por mar, mantendo a qualidade de um produto fresco mesmo após o transporte.
De acordo com a CMA CGM, a INNOPURE® é uma tecnologia “desenvolvida para o armazenamento e purificação de crustáceos e conchas”, acrescentando que “é a única tecnologia capaz de filtrar pequenas bactérias” e susceptível de monitorizar a oxigenação, filtragem e fluxos de água, para manter a qualidade da água por períodos longos.
A tecnologia baseia-se numa oxigenação de baixa pressão, em que ar pressurizado é injectado na água, criando pequenas bolhas que, ao subirem, empurram as partículas na direcção do sistema de extracção, enquanto as bolhas que descem mantêm a água oxigenada.
Para a CMA CGM, com este sistema, fica garantida a qualidade de crustáceos e conchas cumpre os padrões internacionais e europeus, além de lhes garantir uma taxa de mortalidade reduzida.
- Os Portos e o Futuro
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística