ESPO

A qualidade do ar é a primeira de dez prioridades identificadas pela Organização dos Portos Marítimos Europeus (ESPOEuropean Sea Ports Organization) para 2016, segundo comunicado da instituição, em linha, aliás, do que já eram as suas preocupações em 2013. Neste contexto, merecerá especial relevância a implementação das medidas relacionadas com a redução do teor de enxofre nos combustíveis dos navios.

Face à hierarquia das preocupações em 2013, existem alterações. A relação com as comunidades locais, o desenvolvimento portuário e a qualidade da água ganham importância, ao contrário dos resíduos portuários e das dragagens, que descem na escala, nota a ESPO.

O consumo de energia é a segunda prioridade. “Desde 2009 que a importância do consumo de energia tem vindo a crescer, ano após ano”, refere a organização, admitindo que tal está relacionado com a pegada de carbono dos portos e o fenómeno das alterações climáticas.

Os resíduos portuários e dos navios, que surgem em quinto e sexto lugar, respectivamente, atrás do ruído (3º) e da relação com as comunidades locais (4º), “revelam, uma vez mais, a importância da gestão dos resíduos nos portos e da discussão que se trava a propósito da recolha dos resíduos dos navios no âmbito da revisão da directiva sobre as instalações portuárias”, refere a ESPO.

A subida da qualidade da água para o oitavo lugar está relacionada com o debate em curso sobre a implementação das normas comunitárias sobre água e o potencial impacto das descargas de águas de lavagem pelos scrubbers de malha aberta.

Recorde-se que estas prioridades decorrem do Relatório de Sustentabilidade sobre a Indústria Portuária Europeia de 2016 no âmbito dos projectos Ecoports e Portopia, apresentado em 23 de Março.

De acordo com Antonis Michail, consultor sénior e coordenador dos EcoPorts da ESPO, “estes dados são importantes porque identificam as questões ambientais mais prioritárias com base nas quais os portos trabalham e sevem de referência para iniciativas levadas a cabo pela ESPO”.

Hierarquia das prioridades da ESPO:

1-Qualidade do ar

2-Consumo de energia

3-Ruído

4-Relação com as comunidades locais

5-Lixo e resíduos portuários

6-Resíduos dos navios

7-Desenvolvimento portuário (em terra)

8-Qualidade da água

9-Poeiras

10-Dragagens



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill