Interpol

Deon Burger, da Interpol, em declarações à Agência Lusa,em Madrid, citadas pelo jornal Observador, afirmou que Portugal “não está imune” à pesca ilegal e admitiu que existem operações em curso que envolvem agentes económicos nacionais, embora sem a intervenção daquela entidade policial.

Nas mesmas declarações, aquele responsável admitiu que o fenómeno é global, que existe noutros Estados europeus, mas excluiu as águas portuguesas, ainda que admitindo a participação de portugueses.

De acordo com o Observador, uma fonte oficial espanhola, a propósito de uma operação contra a pesca ilegal revelada hoje, 18 de Março, considerou que existe um navio com bandeira nacional a operar no âmbito de uma empresa sob investigação, apesar de operar no quadro da legalidade e no norte de Portugal.

Segundo a mesma fonte, citada pelo Observador, por algum razão o navio está a operar com bandeira portuguesa quando podia ter a bandeira espanhola, mas apesar da suspeita, não reconhece qualquer delito nem admitiu qualquer investigação à embarcação.

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill