Não sabemos se as contas estão certas mas para as crónicas fica que, Sábado, 23 de Julho de 2016, a Noruega fez questão de assinalar a o belo número de 500 milhões de bacalhaus exportados para Portugal.

Portugal é o maior consumidor de bacalhau per capita do mundo, representando, só para a Noruega, cerca de 30% de toda a sua exportação de bacalhau, fresco e, sobretudo, seco-salgado, correspondendo também a cerca de 70% de toda a importação nacional do mesmo.

Nesse sentido, numa pequena cerimónia a bordo do Veleiro Statsraad Lehmkuhl, participante da regata The Tall Ships Race, a Noruega fez questão de assinalar a entrega do que contabiliza como atingimento de 500 milhões bacalhaus exportados para Portugal, proporcionando um almoço em torno do peixe português por excelência, impossível, porém, de ser pescado em águas nacionais.

Nesse enquadramento, desde bacalhau cozinhado à moda norueguesa até sobremesas confeccionadas à base de bacalhau, as experiências foram variadas e, em muitos casos, relativamente surpreendentes.

Como se sabe, Portugal importa, neste momento, em termos anuais, cerca de 27 mil toneladas de bacalhau seco-salgado e cerca de 17 mil toneladas de bacalhau fresco, o também designado skrey, representando um valor global de importações na ordem dos 180 milhões de euros anuais.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill