China não desejará provocar Arábia Saudita
Irão

Ao reentrar no mercado petrolífero internacional, na sequência do fim das sanções internacionais, o Irão espera aumentar as suas exportações para a China, segundo a agência Moody’s, informa alguma imprensa internacional. A China, no entanto, não deverá ir ao encontro dos interesses iranianos, para não provocar a Arábia Saudita, seu principal fornecedor de crude e grande rival do Irão.

De acordo com a mesma agência, citada pela imprensa internacional, o Irão deverá acrescentar mais de 500 mil barris diários ao mercado, induzindo pressão sobre os preços. O facto poderá perturbar a Rússia e a Arábia Saudita, que recentemente acordaram em “congelar” a sua produção para estabilizar os preços, mas sem incluir o Irão, que não está vinculado à medida.

Mas nem por isso o Irão tem a vida facilitada. De acordo com avaliações atribuídas à Moody’s, o país tem infra-estruturas de produção petrolífera envelhecidas e necessita de investimentos da ordem dos 130 a 180 mil milhões de euros para as modernizar.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill