Investigação da CE levantou suspeitas de conluio
transporte marítimo

Várias companhias de transporte marítimo de contentores investigadas pela Comissão Europeia (CE) por suspeita de violação das regras anti-trust chegaram a acordo com a instituição no sentido modificarem as suas políticas de preços e evitar multas, informa o World Maritime News (WMN), citando fontes próximas do tema mencionadas pela Reuters.

Segundo o WMN, entre as empresas investigadas estariam as principais transportadoras marítimas mundiais de contentores. A solução adoptada permite evitar multas que poderiam afectar os seus resultados, já prejudicados por pesadas quebras no valor das tarifas e excesso de capacidade de transporte.

A investigação da CE remonta a 2013 e, segundo o WMN, acusava as principais transportadoras de agirem em conluio, anunciando regularmente os seus preços (tarifas) entre si e prejudicando a concorrência.

Na sequência do acordo agora estabelecido, as empresas terão assumido o compromisso de divulgar publicamente os seus preços um mês antes de entrarem em vigor.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill