Estaleiros

Pela primeira vez, os três principais estaleiros sul-coreanos, a Hyunday Heavy Industries (HHI), a Daewoo Shippbuilding and Maritime Engineering (DMSE) e a Samsung Heavy Industries (SHI), não obtiveram qualquer encomenda para novos navios durante o mês de Janeiro, segundo refere o World Maritime News.

Apesar de Janeiro ser tradicionalmente um mês fraco em negócios neste sector, o facto é mais um golpe para estes estaleiros, que registaram perdas em 2015, no âmbito de uma crise na construção naval em desaceleração e com adiamentos de encomendas, em boa parte induzidos pela queda do preço do petróleo.

De acordo com o mesmo meio de informação, a SHI registou perdas em receitas líquidas de 912 milhões de euros nas receitas no último ano fiscal, concluído em 31 de Dezembro de 2015. A empresa juntou-se assim à HHI e à DMSE, cujos resultados também foram afectados pela conjuntura económica adversa do último ano.

A situação forçou os três estaleiros a definir objectivos para este ano menos ambiciosos do que os do ano anterior. A HHI espera encomendas no valor de 17,8 mil milhões de euros este ano, abaixo dos objectivos de cerca de 21,3 mil milhões de 2015, e as outras duas empresas fizeram o mesmo, não antecipando encomendas superiores a 9,1 mil milhões de euros, refere o World Maritime News.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill