O Ministério do Mar já revelou as 15 novas empresas finalistas do Programa Bluetech Accelerator Ports & Shipping 4.0 que irão agora 23 novos projectos-piloto na área do Mar.
Marine-i


Entre as 15 novas empresas eleitas como finalistas do Programa Bluetech Accelerator Ports & Shipping 4.0, apenas 4 são Portuguesas, sendo as restantes proveniente de 11 diferentes países.

As novas empresas eleias  são: ARX Maritime (Reino Unido); Bizcargo (Portugal); Bluecargo (EUA); Bound4blue (Alemanha); Breeze Technologies (Bélgica); Eco Wave Power (Israel); Geckomatics (Bélgica); eShip (Portugal); i4sea (Brasil); Mariquant (Reino Unido); Sensefinity (Portugal); Sevways (Portugal); Surclean (EUA), T-mining (Bélgica) e Techworks Marine (Irlanda).

De destacar o facto de estar previsto alguns dos 23 projecto-piloto virem a ser desenvolvidos em cooperação entre parceiros, tirando partido da complementaridade das respectivas valências e gerando economias de escala internas.

Soluções serão apresentadas já em Setembro

O fim do programa ocorrerá em Setembro, culminando com o ‘Demo Day’, onde as soluções encontradas e os resultados conhecidos serão apresentadas publicamente.

O Programa Bluetech Accelerator Ports & Shipping 4.0, uma iniciativa do Ministério do Mar, está a ser coordenada pela DGPM (Direção Geral de Política do Mar), com o apoio da FLAD (Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento), tendo ainda como parceiros o Porto de Leixões, o Porto de Sines, o Grupo ETE, o Grupo Portline e o Inmarsat, com implementação pela Beta-i.

Entre as áreas abordadas pelos projectos-piloto a serem desenvolvidos contam-se seguintes: Big Data; Internet das Coisas (IoT); Automatização e Robotização dos Portos; Sistemas Autónomos; Smart Shipping e Vigilância Marítima.

 Mais informação em: http://bluetechaccelerator.com/#partners



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill