Numa tentativa de reverter o declínio do sector, a INEOS irá instalar duas centrais petroquímicas no porto de Antuérpia.
Porto de Antuérpia

A INEOS, empresa privada multinacional de produtos químicos do Reino Unido com sede em Londres, escolheu o porto de Antuérpia para instalar duas centrais petroquímicas, cujo investimento será de 3 mil milhões de euros, susceptível de criar 400 novos empregos directos, e o quíntuplo desse número em empregos indirectos, segundo comunicado oficial das autoridades portuárias de Antuérpia.

A empresa propõe construir até 2024 uma unidade de desidrogenação de propano e um cracker de etano, na central que será co-localizada com as instalações da INEOS na Europa, que se conectará por unidades derivadas de eteno e propileno. E que converterá os derivados mencionados em produtos químicos que vão posteriormente para as indústrias de produção de automóveis, a construção civil, o vestuário ou mesmo os cosméticos. Pelo que o CEO da INEOS acredita que o investimento irá reverter anos de declínio no sector químico europeu.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill