O mais recente desenvolvimento da situação da paragem de actividade por parte dos estivadores do porto de Setúbal foi ontem adiantado pela TVI, que dava conta de que a Autoeuropa poderia estar a preparar o escoamento de veículos pelo porto de Leixões. Tal opção seria uma alternativa à exportação pelo porto de Setúbal, que está inviabilizada pela paragem dos estivadores.
De acordo com aquela estação televisiva, estaria em curso a preparação do terminal ro-ro do porto de Leixões para receber, eventualmente, 350 veículos ainda esta semana. Tal possibilidade parecia reforçada pelo facto de, segundo a estação, se verificar um movimento invulgar naquele terminal, de acordo com suspeitas dos estivadores locais . O nosso jornal contactou fonte próxima da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), que nos garantiu que esta administração não comenta o assunto. De acordo com a TVI, a APDL também não estaria a fornecer qualquer informação sobre o assunto aos estivadores do porto.
Entretanto, um dos estivadores em vigília junto à sede da Operestiva, para onde se deslocaram recentemente vários daqueles trabalhadores do porto de Setúbal, em declarações à imprensa, admitiu que a actual greve ao trabalho suplementar, marcada até ao último dia deste ano, poderá mesmo ser prolongada se as reivindicações divulgadas pelo Sindicato dos Estivadores e da Actividade Logísitca (SEAL) não forem satisfeitas.
O mesmo estivador lembrou que essas reivindicações passam, no caso de Setúbal, pela contratação de 56 trabalhadores, “num universo de 150 precários” e por garantias de que outros eventuais ficarão com direito a realizar um turno antes de algum efectivo fazer um turno extraordinário. Na ocasião, o estivador fez ainda um apelo à negociação entre o representante da Operestiva, o presidente do SEAL e representantes das principais empresas operadoras portuárias do país – a Yilport, o grupo ETE e o grupo Sousa.
Um comentário em “Carros da Autoeuropa poderão sair por Leixões”
Deixe um comentário Cancelar resposta
- Só a criação de um Escol pode dar Vida Nova a Portugal
- Portugal: Visão Estratégica vs Cabos Submarinos
- Portugal como nó Crucial de Amarração de Cabos Submarinos
- Portugal e a (In)Segurança Energética no Golfo da Guiné
- Mar: Governo não tem conhecimento para tomar as melhores decisões
- O Mar, o gás e as inesperadas harmonias no Mediterrâneo Oriental
- Cooperação e Defesa na CPLP
- O afastamento do Reino Unido de África
Por esta via se espera que, pelo menos, este serviço não passe a fronteira, porque do lado espanhol já exportam muitos carros.