É uma estimativa da DS Research com base na avaliação de 580 projectos, dos quais alguns serão cancelados e outros retardados
Porto seco no Egipto

 

Em entrevista ao World Maritime News, Daniel Schäfer, analista da consultora DS Research, revelou que no final de 2017 existiam 56 grandes terminais portuários semi-automatizados, com uma capacidade combinada para 105 milhões de TEU, o equivalente a 9% da capacidade global. Disse também que para o período 2018-2023, estão planeados mais 60 terminais semi-automatizados, com uma capacidade combinada de 90 milhões de TEU.

 

Relativamente aos 56 já existentes, referiu que a componente de automatização inclui predominantemente equipamento de estaleiros, designado Automated Stacking Cranes (ASCs). Tudo isto num contexto em que a automatização é já uma tendência na indústria marítima e em que os operadores portuários já detêm alguma experiência em equipamento automatizado na movimentação de contentores.

 

Schäfer referiu igualmente que segundo dados recolhidos pela DS Research relativamente a 580 projectos individualizados de automatização portuária, ou seja, fases de projecto, previstas para estarem concluídas a partir de 2018, 170 estão em construção, 220 estão numa fase prévia à construção e 190 ainda estão sujeitos a aprovação por entidades reguladoras (o que significam que só estarão concluídas nos próximos 5 a 6 anos).

 

Destes projectos a concluir nos próximos seis anos, a DS Research antecipa que dois terços vão concretizar-se, 21% não terão continuidade e 12% sofrerão atrasos. Os cancelamentos resultarão de dificuldades financeiras em parcerias público-privadas, enquanto os atrasos estarão mais relacionados com projectos de expansão de instalações já existentes em que os níveis de utilização não atingiram os necessários 70 a 80 por cento para se passar à fase seguinte, refere Schäfer.

 

Nos 580 projectos mencionados, refere o analista, cerca de 100 são de terminais multi-purpose, que incluem uma componente de movimentação de contentores. São projectos mais pequenos, que raramente excedem dimensão para mais de 500 mil TEU anuais. O analista considera que existe mais interesse no desenvolvimento de projectos multi-purpose do que em projectos de terminais de contentores.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill