O Viana World Bodyboard Championship (Open masculino) e o Pro Junior World Championship, campeonatos cujo investimento foi de cerca de 100 mil euros, começaram ontem na praia da Arda, em Viana do Castelo, e contaram com 83 atletas de todo o mundo – 40 na divisão Open masculina e 43 no Pro Junior.
As provas que, só no primeiro dia movimentaram cerca de 500 pessoas, segundo a organização, começaram com boas ondas, a rondar o metro e meio, e com um grande nível competitivo na água. Nível esse que irá premiar os melhores, tendo reservado 20 mil euros para o Open masculino e 10 mil euros para o pro junior.
Atletas portugueses no bom caminho
No Open masculino, foi Ricardo Rosmaninho que se destacou – venceu o primeiro heat com uma das melhores pontuações do dia (14.25), garantindo a presença no round 2 com os melhores bodyboarders do circuito, António Cardoso e Dino Carmo, 17º e 20º do principal ranking APB. “Estou em boa forma, fui terceiro na Taça de Portugal e terceiro no Nacional, por isso estou confiante”, confessou Rosmaninho.
Entretanto, especial atenção ao projunior, que em Viana atribui o título mundial ao melhor bodyboarder jovem da APB (Association of Professional Bodyboarders), com o português Rodrigo Lopes, campeão europeu de juniores, a vencer os seus dois heats do dia. “É uma prova única, com muitos atletas de muitos países, com nível muito elevado, mas o objectivo é chegar à final”, avançou Rodrigo Lopes, de 17 anos.
Também a presença do 9 vezes campeão mundial em Viana, no primeiro lugar onde competiu fora do Havai, em 1996, Mike Stewart é simbólica: “Tenho aqui uma longa história. Para mim, Viana é um dos berços do bodyboard mundial. Faz-se um trabalho muito progressivo e moderno aqui e é gratificante contribuir”.
O atleta, que tem uma visão particular da sua longevidade, confessa nunca ter pensado em fazer parte do circuito com esta idade, no entanto “hoje sinto que estou a explorar novos limites e estou sempre muito curioso por explorar a minha habilidade e, assim, redefinir o que as pessoas conseguem fazer muito depois dos 40 anos. Não o faço para deliberadamente inspirar ninguém, mas se isso surge como uma consequência, é algo nobre e que me dá imenso gozo”.
Esperando-se as melhores condições, João Zamith, presidente do Surf Clube de Viana (SCV), entidade organizadora dos eventos, em parceria com a Association of Professional Bodyboarders (APB) e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, revelou que “a aposta no final de Setembro é uma aposta ganha”. E as expectativas da APB são também elevadas: “A ligação entre a cidade e o bodyboard é histórica, não só por ter sido o primeiro local a organizar um evento do Circuito Mundial fora do Havai mas também pela beleza da cidade e a qualidade das ondas, que realmente beneficiam o evento”, refere Terry McKenna, tour manager da APB, acrescentando que “a equipa do SCV é das mais profissionais com que trabalhamos no Circuito Mundial”.
#BeActive
Sob o lema #BeActive, estes campeonatos vêm juntar-se à Semana Europeia do Desporto, uma iniciativa da Comissão Europeia que visa promover, em toda a Europa, o desporto e a actividade física associadas à saúde. Não é a primeira vez que esta actividade acontece em simultâneo com o Viana World Bodyboard Championship e com o Pro Junior World Championship, resultado de parcerias entre os agrupamentos de escolas vianenses, a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o clube.
Em concreto, “serão 519 alunos de 21 turmas do distrito a deslocaram-se até à Praia da Arda nos horários das aulas de Educação Física. Estes alunos fazem uma visita guiada ao recinto, são postos ao corrente do que está a decorrer, e o sistema de funcionamento base do campeonato é-lhes explicado. Têm também a oportunidade de praticar voleibol e futebol”.
Note-se que, “no Sábado 29 de Outubro, celebra-se o dia mundial do coração. Sob este lema e numa parceria com o município, decorrerá uma caminhada, que reforça a importância das pessoas adoptarem um estilo de vida saudável com base numa alimentação equilibrada, e na prática da actividade fisica e controlo dos factores de risco cardiovasculares. A caminhada está aberta à participação de todas as idades”, conclui Carlos Mariano, responsável de comunicação do campeonato.
- Neptune Devotion investe 3 milhões em novo estaleiro no Porto de Aveiro
- Boatcenter: para uma mais democrática e intensiva fruição do mar
- Lindley: êxito na internacionalização não depende apenas de bons produtos
- Renato Conde e a ciência de um Português na Taça América
- O renascimento da construção marítimo-turística em Portugal
- Não basta esperar, é preciso também saber fazer regressar os turistas a Portugal
- Náutica de Recreio: do grande potencial económico às razões do paradoxal desastre actual
- Discoveries Race 2019