A Bloom Consulting, uma consultora internacional especializada em estratégias de marca para destinos, concluiu que Portugal está na liderança da procura internacional de destinos de surf pela Internet. De acordo com o Director-geral da Bloom Consulting Portugal, Filipe Roquette, “com uma enorme atracção de pesquisas online anuais, Portugal reforça a sua posição de liderança mundial enquanto destino mais procurado por temas ligados ao surf”.
O mesmo responsável destaca ainda que, apesar de Portugal ser o país mais procurado da Europa para fazer surf, há outros destinos que começam a afirmar-se nesta questão: “Cuba, Japão e Sri Lanka. No entanto, o número de internautas que procura estes países é muito inferior ao registado por Portugal”.
A investigação focou-se, em todo o caso, na prestação de alguns destinos portugueses de referência. “A procura sobre surf nos 308 municípios portugueses foi o tema que mais cresceu no último ano (98,8%), sendo os mercados francês, britânico, alemão e espanhol os que mais procuram”, referiu o mesmo responsável.
Os dados revelam que a Nazaré é o destino mais procurado em Portugal para surf (28% das pesquisas sobre surf nos 308 municípios portugueses recaem sobre o concelho), no entanto, também Peniche, mais associado à prática e ao turismo (escolas, lições de surf e aluguer de material), tem muitas pesquisas, e Matosinhos. Estes dois últimos destinos tiveram, em conjunto, um aumento de 63% de pesquisas relacionadas com surf entre 2016 e 2017.
- Neptune Devotion investe 3 milhões em novo estaleiro no Porto de Aveiro
- Boatcenter: para uma mais democrática e intensiva fruição do mar
- Lindley: êxito na internacionalização não depende apenas de bons produtos
- Renato Conde e a ciência de um Português na Taça América
- O renascimento da construção marítimo-turística em Portugal
- Não basta esperar, é preciso também saber fazer regressar os turistas a Portugal
- Náutica de Recreio: do grande potencial económico às razões do paradoxal desastre actual
- Discoveries Race 2019