Baptizada Pólo Norte, a plataforma terá objectivos científicos e uma autonomia até 3 anos no Árctico, ao longo de uma vida útil de 25 anos
Porto de Ferrol

Até Julho, a Rússia começará a desenvolver o projecto de uma plataforma autónoma resistente ao gelo para operações no Árctico, anunciou o ministro russo dos Recursos Naturais, Sergei Donskoy, citado pelo Safety4Sea. De acordo com a publicação, a construção deverá começar em 2019.

A plataforma, designada Pólo Norte, é um projecto avaliado em 97,3 milhões de euros e envolve o serviço meteorológico russo «Roshydromet». A sua finalidade é cumprir missões de investigação que permitam aumentar o conhecimento do Árctico e da Antárctida, num momento em que a espessura do gelo é cada vez mais fina devido às alterações climáticas, e criar condições de pesquisa mais seguras para os investigadores.

De acordo com a publicação, a plataforma deverá ter uma autonomia para funcionar no Árctico até três anos consecutivos, durante todo ano e sob todas as condições atmosféricas, e possuir uma vida útil de 25 anos.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill