A Autoridade Marítima da Dinamarca (AMD) vai permitir o acesso a todos os dados de informação de um navio, do desempenho geral à integridade do casco, de forma a que fiquem disponíveis num ápice, no âmbito do conceito digital twins (ou gémeos digitais), refere o Safety4Sea.
O conceito traduz-se numa cópia digital de um navio através de processos e sistemas associados assentes na recolha contínua de dados, o que permite acompanhar a evolução do desempenho do navio de forma mais rápida e simples do que se for feita a partir de um ciclo integral de testes físicos.
Com a cópia digital do navio feita a partir de dados obtidos a todo o tempo, será possível criar modelos visuais da embarcação e dos sistemas envolvidos, permitindo a todo o tempo optimizar o desempenho ou considerar novas soluções de futuro, além de favorecer a sua sustentabilidade. “Um potencial que cresce à medida que se desenvolvem as ferramentas digitais”, refere Mogens Schrøder Bech, consultor da AMD, citado pela publicação.
Modelos de bombas e motores, dados sobre consumos de combustível, distribuição de fontes de energia, entre outros factores, podem ser introduzidos num navio digital alternativo, enriquecido com factores externos, como condições meteorológicas, correntes marítimas e ventos, permitindo optimizar cada viagem de um navio.
Um relatório sobre este conceito foi solicitado pela AMD à DNV-GL, que o realizou no quadro do Blue Denmark, que representa, de certa forma, o cluster marítimo dinamarquês.
Entretanto, no passado dia 20 de Março, foi lançada a iniciativa Open Simulation Platform (OSP) no Centro de Competências Marítimas da Noruega, na sequência de um Memorando de Entendimento assinado em 2017 entre a Rolls-Royce Marine, a Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU), a SINTEF Ocean e a DNV GL para a criação de uma plataforma digital para navios que explora o conceito de gémeos digitais. Neste momento, já está em curso um protótipo desta plataforma com recurso à tecnologia da nuvem.
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística
- Prio lança biocombustível para transporte marítimo