O Oizmendi é o primeiro navio abastecedor multi-combustível no sul da Europa
António Nogueira Leite

A CEPSA apresentou recentemente o primeiro navio abastecedor multi-combustível do sul da Europa. O navio, baptizado Oizmendi, está baseado no porto espanhol de Huelva e está vocacionado para abastecimento de gás natural liquefeito (GNL), diesel, fuel oils e combustíveis tradicionais de navio para navio.

A unidade tem um novo sistema de medida de combustíveis baseado na tecnologia de Medição de Fluxo de Massa (Mass Flow Meters), que garante precisão no abastecimento aos navios e uma capacidade de embarque para 600 metros cúbicos de GNL, 1.900 toneladas de fuel e 470 toneladas de diesel.

Conforme esclarece a empresa, esta iniciativa enquadra-se no projecto CORE LNGas Hive, lançado pela Comissão Europeia (CE) para promover a utilização do gás como combustível nos transportes e assim contribuir para reduzir as emissões de CO2 nos corredores marítimos do Atlântico e Mediterrâneo.

A empresa vai começar a abastecer GNL de navio para navio, consolidando o que considera ser a sua liderança no bunkering em Espanha, onde vende mais de 11 mil toneladas por ano e detém uma quota de 50% do mercado.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill