A CEPSA apresentou recentemente o primeiro navio abastecedor multi-combustível do sul da Europa. O navio, baptizado Oizmendi, está baseado no porto espanhol de Huelva e está vocacionado para abastecimento de gás natural liquefeito (GNL), diesel, fuel oils e combustíveis tradicionais de navio para navio.
A unidade tem um novo sistema de medida de combustíveis baseado na tecnologia de Medição de Fluxo de Massa (Mass Flow Meters), que garante precisão no abastecimento aos navios e uma capacidade de embarque para 600 metros cúbicos de GNL, 1.900 toneladas de fuel e 470 toneladas de diesel.
Conforme esclarece a empresa, esta iniciativa enquadra-se no projecto CORE LNGas Hive, lançado pela Comissão Europeia (CE) para promover a utilização do gás como combustível nos transportes e assim contribuir para reduzir as emissões de CO2 nos corredores marítimos do Atlântico e Mediterrâneo.
A empresa vai começar a abastecer GNL de navio para navio, consolidando o que considera ser a sua liderança no bunkering em Espanha, onde vende mais de 11 mil toneladas por ano e detém uma quota de 50% do mercado.
- Sines não vai salvar nem a Alemanha nem a Europa…
- MAR: O Sucesso do Registo Internacional da Madeira
- Empesas de Reboque Marítimo: o drama de um mercado desvirtuado
- Registo da Madeira expande-se na Europa
- A evolução dos mercados e do transporte do Gás Natural Liquefeito
- A reduzida Marinha Mercante Portuguesa e a falta de ambição Marítima
- A transformação do «Shipping» e da Logística
- Prio lança biocombustível para transporte marítimo