No próximo dia 30 de Março, entre as 07H30 e as 16H30, decorrerá mais uma acção da campanha «Mariscar Sem Lixo», promovida pela cooperativa Ocean Alive e com o patrocínio da Fundação Oceano Azul e do Oceanário de Lisboa, destinada a sensibilizar e limpar as margens do estuário do Sado.
A data da acção coincide com o segundo aniversário da campanha e tem o “objectivo de reunir o maior número de voluntários para sensibilizarem directamente os mariscadores”, conforme informa a Fundação Oceano Azul. Prevista para nove locais do estuário do Sado, a acção deverá atrair mil mariscadores voluntários.
A campanha «Mariscar Sem Lixo» procura responder ao problema do plástico no oceano e sensibilizar “os mariscadores do lingueirão para não deixarem as embalagens de sal fino vazias na maré”, refere-se no site da cooperativa.
Ali se explica também que a campanha assenta em três eixos: “acções de sensibilização direxta através de uma rede de Guardião do Mar, mulheres da comunidade piscatória agentes de sensibilização, acções mensais de limpeza com voluntários e uma rede de stakeholders que visa implementar soluções que evitam o plástico no oceano (através da sensibilização, da valorização do plástico e de outros resíduos recicláveis e da colocação de contentores nos locais de mariscagem)”.
Até hoje, a campanha já envolveu mais de 2.200 voluntários em dois anos e permitiu retirar do estuário do Sado 41.000 embalagens de sal e 36 toneladas de lixo, das quais 4,9 foram encaminhadas para reciclagem, esclarece a Fundação Oceano Azul.
- Ainda o dilema da Mineração em Mar Profundo
- Para salvar os oceanos e os cetáceos temos de actuar já
- Para Celebrar o Dia da Terra _ e do Mar também…
- Bandeira Azul não se aplica apenas às praias mas também a Marinas e Marítimo-Turística
- Os quatro anos da Fundação Oceano Azul e a importância das AMP
- 14 Municípios já aceitaram competências para gerir praias
- Nem só de plásticos morrem os animais marinhos
- Foram resgatadas três baterias poluentes perto da Ilha de Culatra