O Plano de Situação Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional (PSOEMN) tem um novo GeoPortal de cartografia integralmente desmaterializada, já disponível no GeoPortal do Plano de Situação Ordenamento do Espaço Marítimo Nacional (www.psoem.pt).
A gestão operacional deste geoportal depende da Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), que também é responsável pela gestão da informação relativa às subdivisões do continente e da plataforma continental estendida.
Segundo a DGRM, “a produção de cartografia desmaterializada em instrumentos de ordenamento de território é um processo bastante inovador e, certamente, irá iniciar uma nova geração de produção cartográfica”.
Recorde-se que o GeoPortal tem dados geográficos produzidos por diversas entidades em serviços de mapas online, como a DGRM, o IH, a APA, o IPMA, o ICNF, entre outras, com a vantagem de ter informação permanentemente actualizada por cada uma das fontes.
O GeoPortal desmaterializado constitui uma metodologia inovadora e que representa o abandono da cartografia tradicional em papel, sendo utilizados apenas serviços de mapas”, refere a DGRM.
Nota: A foto foi retirada do portal da DGRM
- Só a criação de um Escol pode dar Vida Nova a Portugal
- Portugal: Visão Estratégica vs Cabos Submarinos
- Portugal como nó Crucial de Amarração de Cabos Submarinos
- Portugal e a (In)Segurança Energética no Golfo da Guiné
- Mar: Governo não tem conhecimento para tomar as melhores decisões
- O Mar, o gás e as inesperadas harmonias no Mediterrâneo Oriental
- Cooperação e Defesa na CPLP
- O afastamento do Reino Unido de África