A iniciativa vencedora da categoria Mobilização da 10ª edição dos Green Project Awards, vai, mais uma vez, colocar mãos à obra e realizar uma grande acção de limpeza dos portos palafíticos da Carrasqueira e Possanco, no Estuário do Sado, no âmbito da campanha «Mariscar SEM Lixo», no próximo Domingo, 18 de Fevereiro.
A campanha, que já conta com alguns voluntários inscritos, aguarda na expectativa que o número de inscrições aumente entre hoje e Sábado, de modo a ter 150 voluntários. E tem já uma data alternativa no caso de as condições não permitirem que se realize no dia marcado, que é 25 de Fevereiro.
Organizada pela Ocean Alive com o patrocínio da Fundação Oceano Azul e do Oceanário de Lisboa, pretende eliminar um problema – o plástico nos oceanos, sensibilizando a comunidade piscatória local para os maus hábitos de deixar as embalagens de plástico de sal no mar.
A «Mariscar sem Lixo» tem suscitado uma grande adesão, tanto da parte dos voluntários como da parte dos pescadores. Até hoje, já participaram nesta iniciativa 1.628 voluntários, que recolheram 27.140 quilos de lixo e 35.634 embalagens de sal.
Trata-se de uma campanha que teve início em Março de 2016 e que se desenrola sobre 3 pilares: acções mensais de limpeza das margens do estuário do Sado; acções de sensibilização directa à comunidade piscatória; e criação de uma rede de stakeholders locais que visa implementar soluções para evitar o lixo da mariscagem.
Inscrições aqui
- Ainda o dilema da Mineração em Mar Profundo
- Para salvar os oceanos e os cetáceos temos de actuar já
- Para Celebrar o Dia da Terra _ e do Mar também…
- Bandeira Azul não se aplica apenas às praias mas também a Marinas e Marítimo-Turística
- Os quatro anos da Fundação Oceano Azul e a importância das AMP
- 14 Municípios já aceitaram competências para gerir praias
- Nem só de plásticos morrem os animais marinhos
- Foram resgatadas três baterias poluentes perto da Ilha de Culatra