A Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo promove amanhã, em Angra do Heroísmo, uma conferência sobre o papel geo-estratégico da Ilha Terceira no panorama nacional e internacional
Ministério do Ambiente

A Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo, acolhe amanhã a Conferência do Mar, integrada no ciclo de conferências «Competitividade e Cooperação» e promovida pela Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH).

Segundo os promotores, o principal objectivo do encontro é “discutir estratégias que potenciem a importância geo-estratégica da ilha Terceira, arquipélago dos Açores, no panorama nacional e internacional, para dois clusters com grande potencial: turismo e logística”.

O primeiro painel será composto por Ricardo Félix, presidente da Logistema, João Manuel Vargas, Director-Geral dos Portos da Terceira e Graciosa, e Vítor Caldeirinha, Professor de Gestão Portuária, Shipping&Port, e vai debater o “potencial geo-estratégico da região, em concreto da ilha Terceira, nas designadas auto-estradas marítimas”, refere a CCAH.

Um segundo painel, formado por Tibério Dinis, presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Pedro Silva, Administrador da Portos dos Açores, e Ricardo Ferreira (Director Geral da Lisbon Cruise Terminals), vai abordar o papel a desempenhar pelo porto da Praia da Vitória no desenvolvimento do turismo de cruzeiros e que estratégias deverão ser implementadas para a sua captação.

Finalmente, um terceiro painel, que incluirá João Figueira de Sousa, da Faculdade Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova Lisboa, e Fernando Cruz Gonçalves, da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH), cai discutir o ordenamento do território, “visto que as cidades portuárias têm características muito específicas e necessárias adaptações”, e a “formação e qualificação de pessoal para desempenhar funções essenciais em cidade portuárias”, refere a CCAH.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill