O software proposto - Standard on Software Maintenance of Shipboard Equipment – concede segurança aos navios.
Busan

A BIMCO e o CIRM (Comité International Radio-Maritime), uma associação internacional para o sector electrónico marinho, enviaram uma proposta à Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla inglesa) relativa a um software de manutenção para os sistemas da indústria marítima, segundo o Green4Sea. O objectivo do Standard on Software Maintenance of Shipboard Equipment é garantir que as actualizações de software aconteçam de forma segura e sistemática, aumentando a visibilidade do software instalado a bordo, garantindo o planeamento efectivo da manutenção, assegurando uma comunicação efectiva e minimizando problemas de hacking e malware.

“A indústria tem vivido num mundo de hardware. Mas o software foi integrado na maioria dos equipamentos físicos dos navios, sem que os sistemas e procedimentos para gerir o software tenham acompanhado os desenvolvimentos técnicos, o que cria problemas”, refere Angus Frew, Secretário-Geral e CEO da BIMCO.

O sistema padrão exigiria que o utilizador tivesse uma lista completa das versões do software que estão a ser executadas no equipamento do navio, e garantiria que todos os equipamentos apresentassem a versão actual do software. No entanto, se uma actualização acusar algum erro, será possível colocar a versão anterior. Para além disso, o sistema teria a identificação das áreas envolvidas na manutenção do software e suas funções (produtores, integrador de sistema, fornecedor de serviço e armador) e um esboço dos requisitos de cada área.

A ausência de um padrão industrial de actualização automático de software traz graves riscos de incidentes em navios, atrasos que custam dinheiro aos armadores e problemas de segurança cibernética, como os que a BIMCO tem assistido, em que os navios sofrem apagões e avarias no radar e noutros sistemas relacionados, resultado de uma fraca ou nula actualização de software – motivo pelo qual surgiu esta proposta.

Este sistema padrão para a indústria foi realizado ao longo de quatro anos, com a colaboração de vários líderes do sector, como a BP Shipping, a Maersk Line e a Emarat Maritime. Assim, é desejo da BIMCO e da CIRM ver este padrão tornar-se um padrão ISO (International Organization for Standardization), proposta que o ISO aceitou provisoriamente. Segundo meios internacionais, a BIMCO está a considerar apresentar o software em Fevereiro de 2018 ao Sub-Comité para Navegação, Comunicações e Busca e Salvamento (Sub-Committee on Navigation, Communications and Search and Rescue, ou NCSR) da IMO.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill