Sob encomenda de um operador regional de rede eléctrica, a Siemens vai construir um sistema designado Siharbor para abastecer de energia em porto os navios ro-ro, que passam a poder desligar os motores e a poluir menos o ambiente enquanto atracados
Siemens

A Siemens vai construir um sistema de fornecimento de energia eléctrica em terra para o porto de Cuxhaven, na Alemanha. A instalação terá uma potência de 630 quilowatts (kW) e “fornecerá energia elétrica aos navios enquanto estão atracados no porto”, permitindo aos navios “desligar os seus geradores a diesel, o que diminuirá significativamente tanto a emissão de gases de escape como a poluição sonora”, refere a Siemens.

Este projecto resulta de uma encomenda feita pelo operador regional de rede eléctrica EWE Netz GmbH e o sistema a construir é designado Siharbor, incluindo “o posto de transformação completo e o sistema de alimentação por cabo para navios ro-ro”, refere a Siemens. A empresa nota que “o sistema é constituído por um posto de transformação e um sistema de alimentação por cabo móvel”, sendo que “o posto de transformação converte a tensão de 20 kV/50 Hz fornecida pela rede pública nos 440 V/60 Hz utilizados nos navios”.

A encomenda, que inclui ainda “a instalação de um quadro eléctrico de média tensão 8DJH, bem como o sistema de distribuição principal BT Sivacon S8 e dois transformadores”, refere a empresa, tem como finalidade alimentar navios ro-ro com um sistema que deverá estar pronto a operar em Abril de 2018.

Quanto ao cais em que será instalado “está localizado ao lado da nova fábrica de turbinas eólicas operada pela Siemens Gamesa, que no futuro será o principal utilizador da nova instalação, uma vez que envia componentes de turbinas eólicas para a fábrica irmã em Hull, no Reino Unido”, esclarece a empresa.

 



Um comentário em “Siemens constrói sistema de energia eléctrica para porto de Cuxhaven”

  1. Jose Luis Cardoso diz:

    Só 630 Kws?
    É só um posto de transformação??
    Não aproveita o Vento???

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill