A MSC Cruzeiros e a construtora naval Fincantieri celebraram a chegada do novo navio, o MSC Seaside, em cerimónia realizada no estaleiro de Monfalcone, em Itália. Desta vez, na presença de Sergio Mattarella, Presidente da República Italiana, e de Graziano Delrio, Ministro Italiano dos Transportes e das Infra-estruturas.
“O MSC Seaside, que entra agora em serviço, assinala outro marco importante na história e no futuro da nossa empresa mas representa também um momento crucial para a indústria. Na verdade, este é o primeiro do quinto protótipo a entrar ao serviço e introduz um produto totalmente inovador que estabelece um novo padrão para a indústria seguir. A Seaside Class of ships é projectada para aproximar os hóspedes do mar e operar em águas soalhieras, enquanto continua a ultrapassar os limites da tecnologia marítima”, revela o Presidente Executivo da MSC Cruzeiros, Pierfrancesco Vago.
No momento da entrega, as duas companhias assinaram a nova encomenda da MSC Cruzeiros – dois Cruzeiros Seaside EVO, uma evolução do protótipo da classe Seaside, num investimento total de 1,8 mil milhões de euros. Os novos cruzeiros serão entregues em 2021 e 2023 e terão maiores dimensões, mais cabines, um Yacht Club ainda maior, com um deck adicional, e espaço para 5.466 passageiros.
Tal como a Seaside Class, os navios Seaside EVO serão equipados com a tecnologia mais recente e “amiga do ambiente”, incluindo sistemas como o de Redução Catalisadora Selectiva (SCR), um avançado sistema de controlo de emissões activas, que reduz significativamente o óxido de nitrogénio, sistema de limpeza de gases do efeito de estufa, bem como sistemas de gestão e reciclagem de resíduos e sistemas avançados de tratamento de água – que vai além das normas e atende aos mais altos padrões da indústria.
Giuseppe Bono, CEO da Fincantieri, declarou: “Estamos orgulhosos de ter realizado um projecto tão importante: um navio, para um novo cliente, o maior já construído na Itália. Isto demonstra não só a nossa capacidade de satisfazer as necessidades dos armadores, mas também o extraordinário nível operacional que a Fincantieri conseguiu. Na verdade, gostaria de destacar que o Seaview, o navio irmão do Seaside, será entregue em apenas 6 meses neste mesmo estaleiro”. Bono acrescentou: “acreditamos que construímos um navio altamente inovador com a MSC, que marca um novo salto de qualidade tecnológica. Esse marco permitiu-nos ganhar fidelidade dos clientes com encomenda para dois novos navios, o que mais uma vez representará uma evolução real”.
- Neptune Devotion investe 3 milhões em novo estaleiro no Porto de Aveiro
- Boatcenter: para uma mais democrática e intensiva fruição do mar
- Lindley: êxito na internacionalização não depende apenas de bons produtos
- Renato Conde e a ciência de um Português na Taça América
- O renascimento da construção marítimo-turística em Portugal
- Não basta esperar, é preciso também saber fazer regressar os turistas a Portugal
- Náutica de Recreio: do grande potencial económico às razões do paradoxal desastre actual
- Discoveries Race 2019