Há rumores de que a Rowan Companies pode estar a negociar a compra da Maersk Drilling. Se o negócio avançar, pode nascer a segunda maior empresa mundial de prospecção móvel offshore.
Agência Nacional de Petróleos e Gás

Vários meios de comunicação internacionais têm adiantado que a empresa norte-americana de exploração energética offshore Rowan Companies está a negociar a aquisição da Maersk Drilling, a divisão de prospecção offshore do grupo Maersk. Segundo tem vindo a público, a Rowan Companies não será, contudo, a única interessada, na sequência da intenção manifestada pela Maersk de desinvestir nos seus negócios de energia para se dedicar ao transporte marítimo e logística.

De acordo com a agência noticiosa Bloomberg, os activos da Maersk Drilling estão avaliados em cerca de 3,3 mil milhões de euros e um relatório da empresa datado de 1 de Setembro indicava que era detentora de 24 plataformas de prospecção offshore (segundo a Bloomberg, a Rowan Companies tem 29). A empresa analista de mercado Vessels Value, porém, adianta que a frota da Maersk Drilling vale cerca de 26,1 mil milhões de euros, contra 2,1 mil milhões da frota da Rowan Companies.

Em todo o caso, a Vessels Value refere que se a fusão se realizar, a nova entidade deterá 52 plataformas (menos uma do que a soma dos dois valores avançados pela Bloomberg) e valerá cerca de 4,7 mil milhões de euros. E será a segunda maior empresa mundial no segmento de prospecção offshore móvel (MODU, ou Mobile Offshore Drilling Units) em valor, a seguir à Sete Brasil (avaliada em 4,7 mil milhões de euros, com 28 unidades de prospecção).

Se o negócio não se concretizar, refere a Vessels Value, a Rowan Companies poderá tentar adquirir as plataformas auto-elevatórias (denominadas no jargão da actividade como jack ups) da Maersk Drilling, visando expandir a sua presença no mercado da prospecção do Mar do Norte.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill