Este mês, uma viagem de um navio mercante chinês pela Rota do Mar do Norte assinalou uma aproximação comercial entre a China e a Rússia e no âmbito do projecto chinês de criar uma grande rota comercial entre o Extremo Oriente e o Ocidente sobre o trilho da antiga Rota da Seda servida por vias rodoviárias e marítimas
COSCO

No princípio deste mês, pela primeira vez na história das relações comerciais entre a China e a Rússia, um navio de uma empresa chinesa com carga para a indústria entrou num porto russo e fê-lo no âmbito do projecto chinês «One Belt, One Road», ou OBOR, através da Rota do Mar do Norte, refere o World Maritime News.

O navio, o Lian Hua Song, da COSCO, com porte bruto (deadweight tonnage) de 27.412 toneladas, começou a viagem no porto de Lianyungang (China) em 1 de Agosto e chegou ao porto Bronka, em São Petersburgo (Rússia), no dia 7 de Setembro, com um carregamento composto por equipamento para a construção do metro e a renovação de fábricas russas de fertilizantes.

A propósito desta viagem, o Director-Geral da COSCO Shipping Lines, Tu Demin, citado pelo jornal, admitiu que a empresa está atenta ao desenvolvimento da Rota do Mar do Norte, que já usa desde 2013 e espera continuar a usar para reduzir o tempo de transporte de mercadorias por via marítima.

O mesmo responsável manifestou ainda apoio à decisão dos presidentes russo e chinês de incluírem a Rota do Mar do Norte na rede unificada de transporte entre a Europa e a Ásia, ou seja, na OBOR, considerando que tal contribuirá para aumentar o comércio entre os dois países.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill