O alargamento do projecto «A pesca por um mar sem lixo» ao Núcleo Piscatório da Ilha da Culatra arrancou esta semana, com 101 aderentes (87 embarcações, 11 viveiristas e três mariscadoras) e “dois pontos para deposição dos resíduos recolhidos em terra”, segundo informa a Docapesca.
O projecto é uma iniciativa do Ministério do Mar e será desenvolvido pela Docapesca, em parceria com a Câmara Municipal de Faro, a Associação de Moradores da Ilha da Culatra, a ALGAR – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos S.A., a FAGAR – Faro, Gestão de Águas e Resíduos E.M. e a Associação Portuguesa do Lixo Marinho (APLM).
Amanhã, a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, estará em Aveiro para estender a iniciativa ao porto de pesca local. Segundo o Ministério do Mar, será um projecto a desenvolver também pela Docapesca, neste caso, em colaboração com a Câmara Municipal de Ílhavo e associações de pescadores.
O objectivo é promover a redução dos resíduos no mar, “através do apoio à adopção de boas prácticas ambientais por parte dos pescadores, promovendo a valorização e reciclagem dos resíduos recolhidos no mar”, esclarece a Docapesca. Depois do projecto-piloto lançado em 2016, em Peniche, chegou a vez da Ilha da Culatra e de Aveiro.
Segundo recorda a Docapesca, no porto de pesca de Peniche, o projecto-piloto “reuniu oito entidades, três organizações de produtores, 66 embarcações e 419 pescadores”, tendo sido entregues até ao momento “118 contentores a embarcações de Peniche”. Foram ainda “recolhidos 151.875 litros de plásticos e 295.000 litros de resíduos indiferenciados e entregues 24 galardões a embarcações aderentes pelas suas boas prácticas ambientais”, nota a Docapesca.
Um comentário em “«A pesca por um mar sem lixo» chega à Ilha da Culatra”
Deixe um comentário Cancelar resposta
- Karapau: uma Aplicação ao serviço da remuneração dos pescadores
- Pesca: um sector crucial quase esquecido pelo Governo
- Aquazor: um dos mais avançados projectos de aquacultura offshore em Portugal
- Docapesca: náutica de recreio e o plano de investimentos
- Pela valorização do peixe e dos pescadores Portugueses
- Como se delapida Capital Natural
- Não pensamos a pesca e o futuro do sector pode estar em causa
- Uma nova era, finalmente, para a aquacultura em Portugal?
Brilhante ideia…
Admirável convergência…
Dos que se propõem concretizar tão dignificante projecto…
O mar agradece…
Rendo a minha homenagem à Senhora Ministra do Mar.