O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões foi eleito o «Edifício do Ano 2017», na categoria de Melhor Edifício Público, no âmbito dos Prémios ArchDaily, o principal site de arquitectura do mundo. A distinção foi obtida entre 3 mil edifícios de todo o mundo sujeitos a votação, em 16 categorias.
“É com um enorme orgulho que recebemos a notícia da eleição do Terminal de Cruzeiros como «Edifício do Ano» entre inúmeros projetos de renome internacionais; esta distinção contribui, sem dúvida, para a projecção do Porto de Leixões e, consequentemente, da Área Metropolitana do Porto a nível mundial”, comentou a este propósito o presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), Emílio Brogueira Dias.
O edifício, com projecto da autoria Luís Pedro Silva, junta-se aos de «Melhor Porto do Ano», atribuído pela Seatrade Awards 2015, a distinção da AZAwards (competição canadiana que elege todos os anos o que de melhor se faz em arquitectura e design contemporâneo) e de «Melhor Projecto Público», atribuído pela Revista Construir.
- Neptune Devotion investe 3 milhões em novo estaleiro no Porto de Aveiro
- Boatcenter: para uma mais democrática e intensiva fruição do mar
- Lindley: êxito na internacionalização não depende apenas de bons produtos
- Renato Conde e a ciência de um Português na Taça América
- O renascimento da construção marítimo-turística em Portugal
- Não basta esperar, é preciso também saber fazer regressar os turistas a Portugal
- Náutica de Recreio: do grande potencial económico às razões do paradoxal desastre actual
- Discoveries Race 2019