Karmenu Vella

O comissário Europeu do Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, congratulou-se com as medidas aprovadas há dias no encontro anual da Comissão Internacional para a Conservação dos Tunídeos do Atlântico (ICCAT), em Vilamoura, relativamente à captura de espadarte no Mediterrâneo.

Durante o encontro, os participantes no ICCAT decidiram limitar e reduzir progressivamente a captura daquela espécie no Mediterrâneo ao longo de cinco anos, em combinação com outras medidas, com base numa proposta da União Europeia (UE) destinadas à sua conservação.

De acordo com a Comissão Europeia (CE), a frota pesqueira da UE “é responsável por cerca de 80% das capturas e prevê limitar as capturas a 10 500 toneladas por ano, reduzindo depois em 3% anuais as capturas entre 2018 e 2022”. A CE acrescenta que “o plano tem em conta as especificidades socio-económicas da pesca em pequena escala no Mediterrâneo”.

Segundo a CE, “o acordo entra em vigor em 2017 e aplica-se a todos os operadores no Mediterrâneo”, sem excluir a pesca desportiva e de lazer. A CE espera com este plano melhorar a situação de muitos pescadores, incluindo as frotas da pequena pesca.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill