Plano de Acção para o Litoral Norte com 30 intervenções de 2016 a 2019
ordenamento da orla costeira

O Governo pretende articular e concertar os Planos da Orla Costeira com os instrumentos e ordenamento do espaço marítimo nacional (Plano de Situação) no próximo ano, conforme consta das Grandes Opções do Plano (GOP) apresentadas pelo Executivo ao Conselho Económico e Social, a que a LUSA teve acesso e é revelado por vários meios de comunicação social.

Estas medidas integram-se no objectivo mais amplo assumido pelo Governo de valorizar a zona costeira com um programa próprio dotado de previsão de acções anuais e plurianuais destinados à defesa da “integridade da linha de costa”, como refere o Expresso.

No Sábado, o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, presidiu à apresentação do Plano de Acção para o Litoral Norte, em Vila Nova de Gaia, e visitou as intervenções de defesa do litoral na zona envolvente à Capela de Paramos (Espinho) e nas praias da Granja e Valadares (Vila Nova de Gaia).

Para a defesa costeira do Litoral Norte, estão previstos investimentos de 32 milhões de euros, refere o Ministério do Ambiente, no âmbito de iniciativas consideradas prioritárias pelo Executivo,uma vez que a costa Norte enfrenta problemas de erosão, nomeadamente a subida da linha máxima preia-mar de águas vivas e equinociais que provocam galgamentos e o emagrecimento das praias balneares”.

O Governo esclareceu também que as intervenções, num total de 30, “a decorrer na zona costeira entre Caminha e Espinho”, de 2016 a 2019, “preveem a reabilitação de esporões, reconstituição dunar, demolições em Domínio Público Marítimo, construções de Ecovias, ordenamento de áreas de estacionamento e recuperação de passadiços”.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill