Como revelam imagens de satélite da empresa Norte-Americana Planet Labs, agora tornada públicas, o Vietname terá iniciado operações de dragagem junto ao Recife de Ladd, nas Ilhas Spratly, numa área do Mar do Sul da China reclamada tanto pela China como pela Formosa.

Captadas no final de Novembro, embora seja visível o movimento de dragagem, desconhece-se inteiramente o propósito ou a real intenção de Hanói nestas operações.

O Recife de Ladd, completamente submerso na maré alta, dispõe, todavia, de um farol e mantém uma guarnição militar Vietnamita permanente.

Dadas as disputas verificadas na região com a China, bem como as obras fortificação de algumas ilhas realizadas pelo Vietname em Agosto passado, uma hipótese colocada por observadores internacionais é a possibilidade de Hanói, poder vir a constituir-se como mais um ponto de defesa em relação a eventuais futuras pretensões de Pequim sobre a área, não obstante a desproporção de meios entre ambas as nações.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill