O acordo de princípio entre a UE e o Japão sobre parceria económica pode eliminar direitos pagos pelas empresas europeias até mil milhões de euros
Samsung Heavy Industries
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

A União Europeia (UE) e o Japão alcançaram ontem um acordo de princípio em matéria de cooperação económica e que se poderá converter no “mais importante acordo de comércio bilateral jamais concluído pela UE”, admitiu a Comissão Europeia (CE).

Segundo a CE, o “acordo de parceria económica eliminará a grande maioria dos direitos pagos pelas empresas da UE, que ascendem a mil milhões de euros por ano, abrirá as portas do mercado japonês a exportações agrícolas específicas da UE e aumentará igualmente as oportunidades noutros sectores”.

Incluindo um inédito compromisso relacionado com o acordo de Paris sobre o clima, o acordo respeita os mais elevados padrões em termos de protecção dos consumidores, da segurança, do ambiente e dos trabalhadores, salvaguarda plenamente os serviços públicos e compreende um capítulo sobre o desenvolvimento sustentável”, refere a CE.

A este propósito, o presidente da CE, Jean Claude Juncker, comentou que “juntos, enviamos uma mensagem inequívoca ao mundo que faz de nós os paladinos do comércio livre e justo”, acrescentado que “na nossa concepção, não há protecção no protecionismo”.

A CE esclareceu que ainda que com base no acordo de princípio de ontem, “os negociadores de ambas as Partes continuarão a trabalhar para resolver todas as questões de ordem técnica remanescentes e obter um texto definitivo do acordo até ao final do ano”, após o que “a Comissão procederá à verificação jurídica e à tradução do acordo para todas as línguas oficiais da UE e, consequentemente, submetê-lo-á à aprovação dos Estados-Membros da UE e do Parlamento Europeu”.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Próximos eventos

  1. Greenfest

    Setembro 28 - Outubro 1
  2. Logística e Cadeias de Abastecimento

    Outubro 11 @ 9:30 - 18:00
  3. 1ª Feira e Congresso Trabalhar num Navio

    Outubro 19 @ 11:00 - 19:30
  4. MOST Iberia 2017

    Outubro 21 - Outubro 24
«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill