EDP Mar Sem Fim e Câmara Municipal da Nazaré implementaram hangar de apoio
Porto da Nazaré

O porto da Nazaré acolhe, a partir de agora, um espaço de treino e preparação de surfistas, implementado pelo projecto EDP Mar Sem Fim com o apoio da Câmara Municipal da Nazaré (CMN). Até ao momento, não foi possível apurar o valor do espaço, mas terá sido repartido entre o município e o projecto.

O novo espaço é 100% português, como referem em comunicado os responsáveis pelo projecto, e é um hangar (o último armazém que estava disponível no porto) que dará apoio, essencialmente, aos surfistas de ondas grandes, “através de treinos e formação de resgate e tow-in (com auxílio de mota de água), contribuindo igualmente para a preparação e manutenção de todo o material necessário para as sessões de surf na Praia do Norte durante o Inverno”.

Confome esclarecem os responsáveis, “numa primeira fase, existem 14 cacifos e um espaço de preparação e armazenamento de material técnico para os Surfistas Portugueses de Ondas Grandes: António Silva, João Guedes, João De Macedo, Joana Andrade, Alex Botelho, Nicolau Von Rupp, Miguel Blanco, Ivo Cação, Ruben Gonzalez, António Laureano, António Rodrigues, João Parrissot e o convidado especial Eric Rebiere”.

Segundo apurámos junto de fonte próxima do projecto EDP Mar Sem Fim, o espaço estará igualmente aberto a outros surfistas portugueses que demonstrem interesse nas ondas grandes, mesmo que não pertençam ao projecto.

Walter Chicharro, presidente da CMN, considera muito importante a obtenção destas condições, “e em tempo recorde”, ou seja, em menos de um mês. Agora, passa a existir um espaço que que oferece aos surfistas nacionais “as mesmas condições que os estrangeiros dispõem para se preparem para as ondas da Praia do Norte”, refere o autarca.

O projecto EDP Mar Sem Fim visa desenvolver o surf de ondas grandes em Portugal, através de explorações com alguns dos melhores surfistas de ondas grandes do nosso país, da atribuição de bolsas de exploração aos surfistas que melhor cumpram os objectivos do projecto e de uma edição anual de Prémios de Ondas Grandes.

Trata-se de uma produção da The Summit Sports Agency, com alto patrocínio da EDP e apoios do Governo Regional dos Açores, do Turismo dos Açores, da CMN, da SATA Airlines, da G-Shock, da Yamaha, da Go Pro e da NewsSearch, tendo ainda a Beachcam, a Record e a Cidade como Media Partners.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill