Foi lançado, no Santa Cruz Ocean Spirit, o livro que contextualiza a cultura do surf em Portugal – Surfing The Next Step.

“Foi aqui que eu nasci para o mar, para as ondas e que aprendi a nadar, a mergulhar, a fugir das ondas”, reflecte António Pedro de Sá Leal, na apresentação do livro que decorreu este fim-de-semana no Santa Cruz Ocean Spirit, festival internacional de desportos de ondas – Surfing The Next Step, – que assina com André Carvalho.

Numa realidade onde há “cada vez há mais surfistas, material e informação, mas há menos pessoas informadas”, como refere António Pedro de Sá Leal, urge “um contributo para a cultura do surf: para saber estar dentro de água e limpar a agressividade que às vezes existe em picos sobrelotados”.

Um livro que, para João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf, é “uma ferramenta de trabalho para surfistas que se queiram iniciar, procurar material, ter uma ideia do tipo de onda que devem surfar e, essencialmente, como é que se devem aventurar no mar”.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill