Segundo um relatório da Cefor, os navios contruídos na China entre 2007 e 2015 têm sofrido o triplo de reclamações do que os navios construídos no mesmo período na Coreia e no Japão.
Hyundai Merchant Marine

O mais recente relatório da Cefor, Associação Nórdica de Seguradoras Marítimas, coloca em cheque a qualidade da construção naval chinesa ao revelar que o número de reclamações em relação aos navios construídos na China, analisados 4 426 casos entre 2007 e 2015, entre os quais petroleiros, porta-contentores e graneleiros, é três vezes superior às reclamações realizadas aos navios construídos na Coreia e no Japão.

Em termos mais particulares, o maior número de reclamações respeita sobretudo a problemas verificados nas salas de máquinas.

Apesar disso, é também reconhecido que os navios de maior porte e, consequentemente, de custo mais elevado, se encontram mais próximos dos padrões de mercado, em termos de qualidade, aproximando-se assim o número de reclamações do número verificado em relação aos construtores da Coreia e do Japão.

Estes números, publicados pela primeira vez, poderão, naturalmente, afectaros prémios exigidos aos respectivos navios mas, como também é referido pela própria Cefor, a avaliação de risco vai muito para além destes simples dados, entrando em linha de conta com outros factores como a gestão operacional da frota, politica e práticas de manutenção ou cultura de segurança, pelo que, no final, cada seguradora saberá proceder, com toda a certeza, ao cálculo adequado a cada caso.

O relatório da Cefor pode ser lido aqui.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill