Dados obtidos levam o Governo a expectar manter o nível de captura de 2015
sardinha

Este ano os pescadores portugueses e espanhóis poderão capturar 19 mil toneladas de sardinhas. A novidade foi hoje comunicada pelo Ministério do Mar, que acrescentou que o valor é idêntico ao de 2015. Em causa o não colocar em perigo a gestão da pesca da sardinha. Isto é particularmente importante dado os problemas verificados há já algum tempo – diminuição da quantidade de peixe existente no oceano.

O número foi definido tendo por base os resultados da campanha cientifica realizada em Dezembro, que indicam uma recuperação da biomassa e dos índices de recrutamento nas águas portuguesas.

No ano passado os dois países (Portugal e Espanha) capturaram cerca de 19 mil toneladas, tendo o total de capturas da frota nacional de cerco ascendido a 13 mil toneladas.

O valor (pretendido) agora anunciado pelo Ministério do Mar é importante dado que, em Julho do 2015 o ICES (Conselho Internacional para a Exploração do Mar, organismo cientifico de aconselhamento da Comissão Europeia) que propôs, para 2016, um limite de capturas entre um mínimo de 1.587 toneladas e um máximo de 14 mil toneladas a dividir entre os dois Países.

Em Dezembro do ano passado, como forma de obter informação que permitisse confirmar (ou contrariar) os números avançados pelo ICES foi realizado um cruzeiro cientifico sobre a sardinha que, posteriormente, levou a reuniões de trabalho de negociação com Espanha e a Comissão Europeia “para articular as necessárias medidas de gestão”.

O comunicado do Ministério do Mar revela que os dados obtidos por essa campanha cientifica indicam um aumento da biomassa de sardinha e um aumento considerável do recrutamento. Dados que originaram um acordo com Espanha (e aceite pela Comissão Europeia) para uma gestão responsável e que estabeleceu um limite de capturas de 10 mil toneladas até Julho. Isto ao mesmo tempo que serão intensificadas as campanhas científicas para monitorização e avaliação da biomassa. “Com os dados já recolhidos é expectável a revisão em alta dos níveis de captura, permitindo atingir as 19.000 toneladas até ao final do ano. Ou seja, um nível de capturas para 2016 equivalente ao do ano anterior.”



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill