Santa Maria

Em declarações à agência LUSA, Sérgio Ávila, biólogo marinho e docente no departamento de Biologia da Universidade dos Açores, afirmou que a ilha de Santa Maria “subiu nos últimos 3,5 milhões de anos uma média de 60 metros por cada milhão de anos, o que dá seis metros em 100 mil anos, 60 centímetros em dez mil anos e seis centímetros por cada mil anos”.

De acordo com o cientista, trata-se de um “fenómeno raro em ilhas oceânicas”, relacionado com o facto de “a “lava que vem das profundidades da crosta oceânica a uma determinada altura não conseguir chegar à superfície”, pelo que “essas acumulações de magma criam uma espécie de calço debaixo da ilha, fazendo-a levantar”.

Sérgio Ávila nota que o fenómeno está documentado relativamente a outras ilhas, como Cabo Verde, mas que no “caso dos Açores Santa Maria é a única ilha que tem essa história geológica particular”. Na última semana, revelou o investigador, foi publicado um artigo na revista norte-americana Eos sobre Santa Maria, no qual se refere que a ilha inverteu o seu movimento descendente e começou a elevar-se do fundo do oceano.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

«Foi Portugal que deu ao Mar a dimensão que tem hoje.»
António E. Cançado
«Num sentimento de febre de ser para além doutro Oceano»
Fernando Pessoa
Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.
Vergílio Ferreira
Só a alma sabe falar com o mar
Fiama Hasse Pais Brandão
Há mar e mar, há ir e voltar ... e é exactamente no voltar que está o génio.
Paráfrase a Alexandre O’Neill